Clique nas imagens para ampliar
Torre estaiada e autoportante
As Torre estaiada e autoportante são utilizadas principalmente em sinalização da navegação ou em telecomunicações, desde telefonia fixa, celular, televisão, rádio ou internet. Estas torres são conhecidas por seu design, que as tornam resistentes às variações climáticas, oferecendo maior estabilidade para transmissões de grande porte.
O que é torre estaiada e autoportante?
Uma torre estaiada é aquela que apoia o peso de antenas e equipamentos por meio de cabos e estais, enquanto a torre autoportante é aquela que recebe seu suporte diretamente ligado à estrutura da torre. Elas permitem o aproveitamento de espaço em áreas onde não é possível fazer uso de uma torre polarizada e são destinadas para sinalização de telecomunicações, transmissões de alta tensão e internet via rádio.
Como funciona uma torre estaiada e autoportante?
A torre autoportante, também conhecida como estrutura autoportante de aço, é constituída por um ou mais bastidores lineares de aço galvanizado ou inox, que são conectados a uma base em betão ou bloco de cimento. Já as torres estaiadas são compostas por suportes tubulares que são unidos por cabos de aço e por vários estais que podem se esticar de várias maneiras.
Como funciona a ação dos estais?
Os cabos usados para atrelar as partes da estrutura à base, chamados estais, possuem uma função importante para a estabilização da torre. Eles são aplicados em diferentes ângulos para atuar na direção da carga, o que torna esta estrutura capaz de suportar carregamentos maiores do que estruturas tradicionais.
Vantagens da torre estaiada e autoportante
- Resistente a variações climáticas
- Design customizável
- Facilidade na instalação
- Elevada robustez
- Elevada estabilidade
- Menor peso
Assim, as torres estaiadas e autoportantes possuem design e estrutura práticos e flexíveis, sendo adequadas para uso com sinalização da navegação e comunicações. Se você está em busca de uma torre estaiada ou autoportante, entre em contato com a Zap Metal, que é especialista no segmento indústria metalúrgica de torres e acessórios de telecomunicação.